Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Curte as aulas
22 juin 2006

O Fado. Portugal


Fado

O Fado é um estilo musical português. Geralmente é cantado por uma só pessoa (fadista) e acompanhado por viola e guitarra portuguesa. Os temas mais cantados no fado são a saudade, a nostalgia, o ciúme ou as pequenas histórias do quotidiano dos bairros típicos.

A palavra fado vem do latim fatum, ou seja, "destino". De origem obscura, terá surgido provavelmente na primeira metade do século XIX.

Actualmente a explicação mais aceite, pelo que diz respeito ao fado de Lisboa, é de que este teria origem nos cânticos dos Mouros, que permaneceram no bairro da Mouraria, na cidade de Lisboa após a reconquista Cristã. A dolência e a melancolia daqueles cantos, que é tão comum no Fado, estaria na base dessa explicação.

Há ainda quem aponte na sua génese uma síntese de géneros musicais, devido a abundante presença de outros povos em Portugal, e á altura de grande popularidade em Lisboa, como por exemplo o lundum e a modinha.

A primeira cantadeira de fado de que se tem conhecimento foi Maria Severa.

O fado de Coimbra

Fado tradicional de Coimbra, muito ligado às tradições académicas da Universidade de Coimbra. É exclusivamente cantado por homens. Tanto os cantores como os músicos vestem de negro. Os temas respeitam os amores estudantis e o amor pela cidade. O mais conhecido dos fados de Coimbra é Coimbra é uma canção, que teve um êxito assinalável em toda a Europa com a letra Avril au Portugal.

O fado de Lisboa

É cantado tipicamente nas "casas de fado" tanto por homens como por mulheres. As melhores casas de fado encontram-se nos bairros típicos de Alfama, Mouraria, Bairro Alto e Madragoa. Tem como característica fundamental o cantar com tristeza e com sentimento mágoas passadas e presentes, mas também pode contar uma história divertida com ironia. Teve o seu expoente máximo com Amália Rodrigues.

Publicité
Publicité
Commentaires
Curte as aulas
Publicité
Archives
Publicité